Minas Gerais confirma caso de gripe aviária e decreta emergência sanitária animal 223u6w
Caso foi registrado em um sítio no município de Mateus Leme, onde dois gansos e um cisne-negro silvestre testaram positivo para a doença. z6p5u
Publicado em 27/05/2025 16h22 - Atualizado há 2 dias - de leitura 49494q

O governo de Minas Gerais decretou, nesta terça-feira (27), situação de emergência sanitária animal em todo o estado, após a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves ornamentais na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 211bz
O caso foi registrado em um sítio no município de Mateus Leme, onde dois gansos e um cisne-negro silvestre testaram positivo para a doença. As aves eram mantidas no local sem fins comerciais ou de consumo humano.
De acordo com o governo do estado, o decreto é necessário para que Minas Gerais realize todas as ações de prevenção, contenção e enfrentamento à doença, incluindo a eventual mobilização de recursos humanos.
Em nota, a Prefeitura de Mateus Leme afirmou que "não há motivo para pânico e que todas as medidas necessárias estão sendo rigorosamente cumpridas".
Na sexta-feira (16), o Brasil registrou o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial, no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Desde então, autoridades estaduais e o governo federal intensificaram as ações de vigilância para evitar a disseminação da doença entre as aves.
Atualmente, outros 11 casos suspeitos seguem sob investigação em diferentes regiões do país:
- Eldorado dos Carajás (PA) – criação doméstica
- Aguiarnópolis (TO) – criação doméstica comercial
- Salitre (CE) – criação doméstica
- Quixadá (CE) – criação doméstica
- Icapuí (CE) – ave silvestre
- Aurelino Leal (BA) – criação doméstica
- Ilhéus (BA) – ave silvestre
- Armação dos Búzios (RJ) – ave silvestre
- Canoas (RS) – ave silvestre
- Montenegro (RS) – ave silvestre
- Anta Gorda (RS) – criação doméstica comercial
Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram