Mais de 73 mil motoristas estão com o exame toxicológico vencido no RS 1w5g2c
Exame é obrigatório a cada dois anos e meio para condutores habilitados nas categorias C, D e E. No Brasil, são mais de 1,5 milhão de motoristas que não renovaram o exame dentro do prazo. u5y29
Publicado em 06/02/2025 10h33 - Atualizado há 3 meses - de leitura 5l6u43

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) divulgou que mais de 73 mil motoristas do Rio Grande do Sul estão circulando com o exame toxicológico vencido, exigência obrigatória para condutores habilitados nas categorias C, D e E. No Brasil, são mais de 1,5 milhão de motoristas com o teste vencido. 5q5v1g
O teste detecta o uso de substâncias químicas, como drogas e certos medicamentos, e deve ser realizado a cada dois anos e meio. O descumprimento pode resultar em uma multa de R$ 1.467,35, sete pontos na carteira de habilitação e até três meses de suspensão do direito de dirigir. O valor pode dobrar em caso de reincidência.
O exame toxicológico analisa amostras de cabelos, pelos ou unhas para identificar o uso de substâncias nos últimos 90 a 180 dias.
Em 2023, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizou mais de 108 mil veículos de carga nas rodovias federais gaúchas, e aplicou 235 multas por exame toxicológico vencido.
O uso de substâncias, como drogas e álcool, altera o comportamento e percepção ao volante, aumentando o risco de acidentes.
Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram