Mantei comemora posição de Santa Rosa no Índice Firjan, mas aponta desafios na Educação 3d6040
Município ocupa a 5ª colocação no Rio Grande do Sul e a 52ª no país. 461d5i
Publicado em 21/05/2025 15h47 - Atualizado há 23 horas - de leitura y6e32

Santa Rosa alcançou uma das melhores colocações no ranking estadual de desenvolvimento elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). De acordo com os dados atualizados em 2025, o município ocupa a quinta colocação no Rio Grande do Sul, com índice geral de 0,84 – considerado de alto desenvolvimento. 58525i
O prefeito Anderson Mantei avaliou os números e celebrou o avanço desde 2013, quando a cidade figurava na 43ª posição no ranking estadual. “Hoje estamos em quinto lugar, muito próximos do primeiro. Isso mostra o resultado de um trabalho conjunto da gestão pública e da comunidade”, afirmou.
O índice Firjan avalia os municípios com base em três pilares: emprego e renda, saúde e educação. Santa Rosa obteve 0,97 em emprego e renda, um dos melhores índices do estado; 0,81 em saúde; e 0,75 em educação – este último abaixo da média dos demais indicadores e considerado o principal ponto de atenção.
Mantei reforçou que a educação municipal vem recebendo investimentos em infraestrutura, mas que é necessário um novo olhar para o aspecto pedagógico. “Estamos estruturando melhor as escolas, mas precisamos focar no aprendizado, principalmente em português e matemática. É nisso que estamos atentos”, sinalizou.
O prefeito ainda adiantou que prepara uma proposta para que o município assuma as escolas estaduais de Ensino Médio no município.
Leia também:
Santa Rosa obtém o 5º maior Índice Firjan no Rio Grande do Sul
Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram