Eduardo Leite articula soluções para crise sanitária e renegociação das dívidas de produtores rurais 1f40e
Governador do RS participou, na terça-feira (20), de reunião no Ministério da Agricultura e Pecuária, em Brasília. 4rz4b
Publicado em 21/05/2025 15h41 - Atualizado ontem - de leitura 44a50

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou na terça-feira (20), em Brasília, de uma reunião no Ministério da Agricultura e Pecuária para tratar do enfrentamento à gripe aviária e da situação das dívidas dos produtores rurais gaúchos, agravada por mais um ano de estiagem. 4o5f6b
O encontro contou com a participação dos secretários Artur Lemos, da Casa Civil e Edivilson Brum, da Agricultura, além do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Entre os pontos discutidos, estiveram ações emergenciais de controle sanitário em granjas afetadas pela influenza aviária. O governador destacou a importância da atuação conjunta entre governo federal, Estado e municípios, que tem permitido uma resposta rápida e eficiente.
Além da pauta sanitária, a reunião tratou da prorrogação das dívidas dos produtores rurais. Segundo Fávaro, o encaminhamento para a prorrogação já está pactuado dentro do governo federal e terá como próximo o a construção de uma proposta para reestruturação de perfil das dívidas, criando condições reais para que os produtores possam se recuperar e investir novamente.
Fávaro também reforçou que o entendimento sobre a necessidade da prorrogação já está consolidado.“Está claro para nós que a prorrogação é necessária e já está pacificada dentro do governo federal. Agora, nosso desafio é construir, junto com o governo do Estado e as entidades, uma solução definitiva, que permita aos produtores retomar sua capacidade de investimento e produção com segurança e sustentabilidade.”
O ministro explicou que a proposta será construída com as equipes técnicas do governo federal, do governo estadual e das entidades representativas, como a Farsul. A ideia é apresentar uma solução que permita alongar os prazos das dívidas, considerando as particularidades dos produtores e da atividade agropecuária no Estado.
Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram