Golpistas usam identidade de advogados para enganar vítimas na região de Santa Rosa, alerta OAB 2d365
Segundo o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Rosa, René Schubert Júnior, estelionatários entram em contato com clientes para solicitar transferências de dinheiro, simulando o andamento de processos judiciais. e3gf
Publicado em 21/05/2025 13h08 - Atualizado ontem - de leitura 5a9k

Um tipo de golpe que se repete tem causado preocupação na região de Santa Rosa e em municípios vizinhos, no Noroeste gaúcho. Utilizando-se da identidade e da imagem de advogados, estelionatários entram em contato com clientes para solicitar transferências de dinheiro, simulando o andamento de processos judiciais. O alerta foi feito pelo presidente da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Santa Rosa, René Schubert Júnior, em entrevista à Rádio Noroeste e à NTV na manhã desta quarta-feira (21). 2w1j1
Desde o início de janeiro, quando assumiu a gestão da OAB para o triênio 2025-2027, Schubert e sua equipe vêm recebendo diversos relatos de tentativas de golpe em pelo menos 12 municípios da região. “O WhatsApp tem sido a principal ferramenta usada pelos criminosos”, destaca.
O modus operandi dos golpistas, segundo Schubert, envolve copiar fotos de advogados de verdade, montar perfis falsos no aplicativo de mensagens e, em seguida, abordar os clientes alegando que há valores a serem liberados, como precatórios, RPV ou alvarás. Em tom convincente, os criminosos pedem transferências via Pix com a justificativa de cobrir taxas processuais. Muitos cidadãos, sem desconfiar, acabam fazendo os pagamentos. “Quando a pessoa percebe, o dinheiro já foi transferido para um golpista — e não para o advogado que de fato representa o caso”, alerta Schubert.
A OAB apoia a campanha estadual “A prevenção começa com a sua ação”, promovida pela seccional da OAB-RS, liderada pelo presidente Leonardo Lamachia. “A relação de confiança entre advogado e cliente começa desde o primeiro contato. Por isso, é importante estar atento a qualquer comunicação suspeita, especialmente envolvendo valores”, reforça.
A orientação da OAB para os casos de dúvidas, são para que os clientes entrem em contato diretamente com o profissional por telefone, e-mail ou pessoalmente no escritório. Também é recomendado denunciar qualquer tentativa de golpe às autoridades policiais.
Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram