Exame descarta gripe aviária em trabalhador de granja em Montenegro no RS 1u2t25
Testes realizados pela Fiocruz confirmam que o paciente não está infectado com o vírus da influenza aviária. 26m5v
Publicado em 20/05/2025 17h45 - Atualizado há 2 dias - de leitura v5r5a

Foi descartado, nesta terça-feira (20), o caso suspeito de gripe aviária em um trabalhador da granja localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde havia sido confirmado um foco da doença em aves. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS). 6b5sf
O trabalhador, que apresentava sintomas gripais e teve contato direto com aves infectadas, encontrava-se em isolamento domiciliar desde a semana ada. O exame, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi feito por método da análise do material genético presente na amostra coletada (PCR). Além da gripe aviária, o teste incluiu investigação para outros vírus respiratórios, como gripe e covid-19, todos com resultado negativo.
Desde a confirmação dos focos de gripe aviária em aves na granja de Montenegro e no Zoológico de Sapucaia do Sul, a SES tem monitorado todas as pessoas que tiveram contato com os animais infectados. A vigilância busca identificar sinais e sintomas compatíveis com a doença, seguindo os protocolos definidos para o controle da influenza aviária.
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) reforça que o risco de infecção por influenza aviária em humanos é considerado baixo. A transmissão ocorre predominantemente em pessoas com contato próximo e frequente com aves ou mamíferos infectados, vivos ou mortos. A doença não é transmitida pelo consumo de alimentos bem cozidos ou preparados adequadamente, e a transmissão entre pessoas é extremamente limitada.
Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram