China e União Europeia suspendem compra de carne de frango do Brasil após caso de gripe aviária no RS 2j65
Medida foi anunciada nesta sexta-feira (16) pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. 5o484w
Publicado em 16/05/2025 15h58 - Atualizado há 6 dias - de leitura p70f

A confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma criação comercial no Brasil levou à suspensão imediata, por 60 dias, das exportações de carne de frango brasileira para a China e a União Europeia. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (16) pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. 11e1r
O foco da doença foi identificado em Montenegro, no Rio Grande do Sul. O contrato com os dois países, que estão entre os principais destinos da carne de frango brasileira, prevê a suspensão temporária das exportações em caso de confirmação da doença.
Além de China e União Europeia, outros mercados já anunciaram restrições. Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas devem suspender a compra de carne de frango somente do Rio Grande do Sul.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reforça que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. A pasta esclarece que os produtos inspecionados seguem seguros para o consumo da população brasileira e internacional. Segundo o Mapa, o risco de infecção em humanos é considerado baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas.
O governo federal decretou estado de emergência zoossanitária em Montenegro por um período de 60 dias. Alem disso, medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas e, segundo o Mapa, visam não somente debelar a doença, mas também manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e a segurança alimentar da população.
Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram