FEMA recebe reconhecimento nacional em educação emocional 6n1m2e
Iniciativa voltada a estudantes da educação básica foi destaque entre mais de 100 escolas avaliadas no país. 2l4i6f
Publicado em 20/05/2025 16h05 - Atualizado há 2 dias - de leitura 334r3x

A Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA), de Santa Rosa, RS, conquistou reconhecimento nacional por seu trabalho contínuo em saúde emocional na educação básica. A instituição foi homenageada em São Paulo durante um evento promovido pelo programa internacional “O Líder em Mim”, que avalia práticas de protagonismo estudantil e desenvolvimento socioemocional em escolas de todo o Brasil. j5j6b
A FEMA foi a única escola do Rio Grande do Sul contemplada com a distinção, destacando-se entre mais de cem instituições participantes. O prêmio foi resultado de uma avaliação técnica que identificou, na prática pedagógica da escola, o engajamento real dos alunos em temas como autoconsciência, liderança, empatia, controle emocional e responsabilidade social.
“Foi uma surpresa positiva. A gente não sabia que estava sendo avaliado. Isso mostra que estamos no caminho certo. O protagonismo estudantil está vivo na FEMA”, destacou Carlos Albea, diretor istrativo da instituição.
A trajetória da FEMA com ações voltadas à inteligência emocional remonta a 2010. Desde então, projetos internos foram sendo aprimorados até a adoção oficial de metodologias como “O Líder em Mim”, baseado nos “Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, da Stepen Covey.
A escola de educação básica da FEMA – que atende desde a educação infantil até o ensino médio – aplica os conceitos do programa desde cedo. “É lindo ver uma criança de oito anos dizendo que está triste ou com raiva, reconhecendo suas emoções. Isso é construção de base emocional”, comenta Carlos.
Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram