Vinho e espumante são reconhecidos como símbolos do Rio Grande do Sul 651z55
Estado possui a maior área de cultivo de uva do país, com quase 42 mil hectares. 6m2e1w
Publicado em 29/04/2025 19h55 - Atualizado há 3 semanas - de leitura 5w4n22

A lei que reconhece a importância histórica, cultural e econômica do vinho e do espumante para o Rio Grande do Sul foi sancionada pelo governador Eduardo Leite em cerimônia realizada, na segunda-feira (28), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. 3f1a37
O Estado concentra 90% da produção nacional dos produtos e vem se consolidando também no mercado internacional. A nova legislação fortalecerá o setor e impulsionará o enoturismo, valorizando as áreas produtoras como destinos de visitação e investimento.
De acordo com o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), o Estado possui a maior área de cultivo de uva do país, com quase 42 mil hectares. Em 2024, a produção vinícola estadual somou mais de 351 milhões de litros, sendo cerca de 125 milhões destinados à produção de vinhos e espumantes.
“O fortalecimento da vitivinicultura estimula o desenvolvimento econômico, gera empregos, amplia o enoturismo e contribui para a promoção cultural do Estado. Estamos falando de uma atividade que movimenta a economia, atrai visitantes e projeta o Rio Grande do Sul para o mundo”, destacou o governador Eduardo Leite.
Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram