Morre aos 81 anos Sebastião Salgado, ícone da fotografia 53576y
Considerado um dos fotógrafos mais importantes da história, ele morreu em Paris. A causa da morte não foi divulgada. 711h21
Publicado em 23/05/2025 14h58 - Atualizado há 11 horas - de leitura 5h1c1h

Morreu nesta sexta-feira (23), aos 81 anos, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. A morte do ícone da fotografia foi confirmada pelo Instituto Terra, organização não-governamental fundada por ele e sua esposa, Lélia Wanick. Considerado um dos fotógrafos mais importantes da história, ele morreu em Paris. A causa da morte não foi divulgada. 254x3c
“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”, diz o comunicado do Instituto Terra.
O fotógrafo tinha um distúrbio sanguíneo causado por malária, contraído na Indonésia e que não conseguiu tratar apropriadamente. A condição o levou a se aposentar do trabalho de campo em 2024.
Nascido em 1944 na cidade de Aimorés, em Minas Gerais, Salgado deixa dois filhos. Sua carreira iniciou em 1973 e, desde então, visitou mais de 120 países para desenvolver projetos de fotografia. Salgado foi mestre na arte de retratar a alma humana e do planeta em preto e branco. Seus registros documentais impressionantes também ficaram para a história, entre eles, O Sal da Terra, Serra Pelada, Trabalhadores e Êxodos.
Ao longo de sua carreira, Sebastião foi premiado com diversas honrarias, tendo sido membro da Academia de Belas Artes sa, Embaixador da Boa Vontade da UNICEF e membro honorário da Academy of Arts and Science dos Estados Unidos.
Veja na galeria abaixo algumas fotos marcantes de Sebastião Salgado:
Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram